domingo, 11 de junho de 2017


CORREÇÃO - DINÂMICA DO RELEVO: 

01.      
Observe, na imagem, a delimitação do “cinturão do fogo” e dos limites das placas tectônicas. MUNDO: CINTURÃO DE FOGO E PLACAS TECTÔNICAS. Qual a dinâmica natural que leva à ocorrência de zonas de instabilidade nessas áreas e quais os fenômenos tectônicos que podem ocorrer nessas  regiões?

 O QUE LEVA A MOVIMENTAÇÃO DAS PLACAS TECTÔNICAS É A CORRENTE DO CONVECÇÃO DO MAGMA OU DO MANTO, OS FENÔMENOS QUE OCOREM NESTA ÁREA SÃO O TERREMOSTOS E AS ERUPÇÕES VULCANICAS.

02. Os movimentos que desencadeiam o processo interno de formação e transformação do relevo terrestre são chamados de Epirogênicos e Orogênicos, seus efeitos são sentidos diretos na superfície. Considerando a importância destes movimentos, cite as principais características:
a) Movimento Epirogênicos.
EPIROGÊNESE: É O MOVIMENTOS VERTICAIS DA CROSTA TERRESTRE, PROVOCANDO SOERGUIMENTOS E REBAIXAMENTOS DE PARTES DA LITOSFERA.
SOERGUIMENTO: MOVIMENTO LENTO E  VERTICAL PARA CIMA (POSITIVO) REALIZADO PELAS PLACAS TECTÔNICAS
SUBSIDÊNCIAMOVIMENTO LENTO E  VERTICAL PARA BAIXO (NEGATIVO) REALIZADO PELAS PLACAS TECTÔNICAS
b) Movimento Orogênico.
OROGÊNESE É UM MOVIMENTO TECTÔNICO QUE OCORRE DE FORMA HORIZONTAL, E PODE TER DUAS CONFIGURAÇÕES: CONVERGENTE, QUANDO DUAS PLACAS SE CHOCAM; E DIVERGENTE, QUANDO DUAS PLACAS SE AFASTAM. A PRIMEIRA PROVOCA O SURGIMENTO DE DOBRAMENTOS E CORDILHEIRAS E A SEGUNDA RESPONDE PELA FORMAÇÃO DAS DORSAIS (CORDILHEIRAS SUBMARINAS).
03. O nosso planeta apresenta uma estrutura que é formada a partir das camadas como a crosta, manto núcleo. Cada camada tem características que as diferenciam uma das outras. Sendo assim caracterize:
a) Crosta Continental 
CROSTA CONTINENTAL OU SIAL: É A PARTE MAIS SUPERFICIAL DA CROSTA, FORMADA POR ROCHAS A BASE DE SILÍCIO E ALUMÍNIO. APRESENTA MAIOR ESPESSURA, A QUAL VARIA DE 30 A 80 KM E É A PARTE MAIS ANTIGA DO PLANETA.
b) Crosta Oceânica
CROSTA OCEÂNICA OU SIMA:  É A PARTE MAIS INFERIOR DA CROSTA NOS FUNDOS DOS OCEANOS, FORMADA POR ROCHAS A BASE DE SILÍCIO E MAGNÉSIO. APRESENTA ESPESSURA MÉDIA DE 7,5 KM E É A PARTE MAIS RECENTE OU NOVA DA ESTRUTURA GEOLÓGICA DO PLANETA.

04. A teoria da Tectônica de Placa se baseia em duas outras teorias para respaldar a dinamicidade da Terra: a das placas tectônicas e a deriva continental. Portanto, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as Alternativas falsas.
(  V ) A Tectônica de Placa defende que as crostas continental e oceânica encontram-se divididas em várias e grandes partes e se encontram em movimento devido às correntes de convecção do magma.
( F  ) A Tectônica de Placa afirma que os continentes eram dinâmicos e atingiram uma estabilidade estática há cerca de 100 milhões de anos.
( F   ) Tectônica e Aquecimento Global são teorias idênticas e preveem um ciclo de aquecimento e resfriamento do planeta.
( V  ) A Tectônica de Placa afirma que as grandes cordilheiras, como os Andes e o Himalaia, são formadas pela ação de agentes endógenos.
(  F ) A Tectônica de Placa afirma que a configuração dos continentes sempre foi como é atualmentente e que as forças exógenas e endógenas começaram a atuar com a presença humana.

05. . Em relação aos tipos de rochas, analise as alternativas abaixo assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as Alternativas falsas. 
( F ) Os depósitos de carvão e petróleo estão relacionados às rochas cristalinas.
( F ) As rochas metamórficas resultam da deposição de detritos no fundo do mar.
( F )  Todos os tipos de rochas são formadas a partir das rochas sedimentares
( V ) As rochas cristalinas apresentam depósitos ou jazidas de minerais metálicos como ouro, níquel, ferro, etc.
( V ) De acordo com a origem, as rochas são classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas.

06. O terremoto e tsunami em Samoa e o terremoto da ilha Indonésia de Sumatra não têm relação, apesar de terem sido registrados no 'anel de fogo' do Pacifico. Os fenômenos citados têm relação com a Tectônica de Placas e apresenta uma série de características, portanto, analise as alternativas abaixo assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as Alternativas falsas. 
( V ) A solidificação do magma no interior da Terra, com a expansão de gases, foi responsável pelos tremores e tsunami em Samoa e Sumatra.
( V ) A teoria das Placas Tectônicas aponta que os terremotos, o vulcanismo e os dobramentos têm relação com o movimento de placas que compõem a litosfera.
( V ) O “anel de fogo” do Pacífico corresponde às áreas de maior atividade sísmica do planeta, onde estão em contato placas tectônicas responsáveis pelos terremotos e vulcanismo.
( V ) As placas tectônicas podem se movimentar de forma divergente, convergente ou transformante, provocando os abalos sísmicos como os citados no enunciado.

07. Relacione as colunas:
1. Crátons
2. Cinturões Orogênicos
3. Planalto
4. Formações montanhosas
5. Depressões
( 5 ) São áreas que possuem altitudes mais baixas em relação às regiões circunvizinhas
( 2 ) Instáveis geologicamente apresentam frequentemente terremotos, vulcões, falhas e dobramentos;
( 3  ) São estruturas antigas, que apresentam formas desgastas devido ao processo erosivo
( 1 ) Também conhecido como platô, onde há mais erosão que sedimentação;
( 4 ) Originam-se dos choque  entre duas placas convergentes;

08. A estrutura interna do planeta Terra é formada por camadas que possuem diferenciações quando consideramos sua composição química ou física. Analisando a estrutura composta por núcleo, manto e crosta, pode-se afirmar que:
a) O manto é a porção mais quente do planeta e sua temperatura se encontra acima de 3500°C.
b) As crostas continental e oceânica são as partes mais externas do planeta, sendo influenciadas apenas pelas forças exógenas, ou seja, externas.
c) Organizados da parte exterior para interior, a composição física da estrutura da Terra corresponde à sequência: litosfera - manto externo - manto interno - núcleo exterior - núcleo interior - astenosfera.
d) A movimentação dos continentes e dos fundos dos oceanos está associada às correntes de convecção do magma.
e) O grau geotérmico é a diferença de temperatura entre um ponto da crosta com relação a outro ponto da crosta, continental ou oceânica. Diminui-se o grau conforme a profundidade do local.

09. Em relação aos tipos de rochas, analise as alternativas abaixo e reescreva corretamente as que estão incorretas.
I  - As rochas sedimentares são formadas a partir de sedimentos de rochas e restos orgânicos.
II – Os depósitos de carvão e petróleo estão relacionados às rochas sedimentares.
III – A estrutura das rochas podem ser chamadas de Sedimentares e Cristalinas
IV - As rochas metamórficas sõ exemplos de rochas sedimentares;
AS ROCHAS METAMÓRFICAS É UM TIPO DE ROCHA DIFERENTE DAS SEDIMENTARES.
AS ROCHAS SEDIMENTARES SÃO FORMADOS POR RESTOS DE ROCHAS MAGMÁTICA, METAMÓRFICA E OUTRAS ROCHAS SEDIMENTARES.;

10.Sobre os vulcões, , analise as alternativas abaixo assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as Alternativas falsas. 
( V ) A distribuição geográfica dos vulcões coincide com as áreas de falhas geológicas.
( F ) É muito comum a ocorrência do fenômeno vulcânico no interior dos continentes.
( F ) Atualmente, há vulcões ativos no Brasil, principalmente no sul do pais.
( V ) O círculo do fogo do Pacífico forma um alinhamento vulcânico  ao longo do litoral do Oceano Pacífico
( F ) Só há vulcão ativo ao longo das crosta oceânica.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário

9º ANO ROTEIRO QUESTÕES CAP. 11