quarta-feira, 16 de agosto de 2017

CORREÇÃO ATIVIDADE TIGRES ASIÁTICOS


CINGAPURA

1) Cite as principais características gerais de Cingapura.
CONSIDERADA  CIDADE-ESTADO,  CINGAPURA, APRESENTA A MENOR ÁREA TERRITORIAL ENTRE OS TIGRES  ASIÁTICOS.

ESTÁ  POSICIO-NADA ESTRATEGICAMENTE EM UMA DAS ROTAS MARÍTIMAS MAIS IMPORTANTES E MOVIMENTA-DAS DE TODO O MUNDO, NO EXTREMO SUL DA PENÍNSULA MALAIA.

POSSUI UM DOS CINCO PORTOS DE MAIOR MOVIMENTO DO PLANETA.

2) Cite as características econômicas de Cingapura.

TEM   ECONOMIA DE LIVRE MERCADO E SEU DESENVOLVIMENTO É SUSTENTADO PELA FORTE INDUSTRIALIZAÇÃO. 

OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE SUA PAUTA DE EXPORTAÇÕES SÃO: MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DE ÚLTIMA  GERAÇÃO  E  PRODUTOS  FARMACÊUTICOS.

SEU PIB  É EQUIVALENTE AO DE PAÍSES COM ÁREA TERRITORIAL MUITO MAIOR, COMO FINLÂNDIA E CHILE.
EM 2010, A TAXA DE CRESCIMENTO DO SEU PIB FOI DE 14,8%, SUPERANDO A DA CHINA, QUE, NO MESMO PERÍODO, ATINGIU 10,4%.

EM 2013, OCUPAVA A 9ª. POSIÇÃO NO RANKING DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) E RENDA PER CAPITA FOI DE US$ 72 371,00, SUPERIOR À DE PAÍSES COMO JAPÃO, ALEMANHA E FRANÇA.

3) Em relação a Cingapura, responda:

a) Como é seu território?

APRESENTA PEQUENO TERRITÓRIO.

b) Como é sua população e seu IDH?

TEM BOA QUALIDADE DE VIDA, O SEU IDH É UM DOS MELHORES DO PLANETA COMPARADO AO DOS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS E UMA RENDA PER CAPITA CONSIDERADA ALTA.

c) Quais são seus principais parceiros comerciais?

SEU PRINCIPAL PARCEIRO COMERCIAL É A MALÁSIA, CUJA PROXIMIDADE FACILITA O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES.

OUTROS PARCEIROS DE DESTAQUE SÃO HONG KONG, CHINA, JAPÃO, INDONÉSIA E COREIA DO SUL – TODOS LOCALIZADOS NA ÁSIA.

 FORA DA ÁSIA CINGAPURA MANTÉM COMÉRCIO SIGNIFICATIVO COM OS ESTADOS UNIDOS.

4) Leia os textos abaixo e complete os espaços de forma correta.

a) A Ásia apresenta as mais vastas e contínuas EXTENSÕES DE TERRA  entre todos os continentes. Elas se estendem das ALTAS LATITUDES POLARES até as áreas EQUATORIAIS, onde estão localizadas diversas PENINSULAS E MILHARES DE ILHAS, que definem parte dos limites entre os oceanos Índico e Pacífico. Algumas dessas ilhas abrigam ESTADOS INDEPENDENTES, que, apesar de pequenos no que diz respeito à dimensão territorial, têm grande IMPORTÂNCIA ECONÔMICA.

b) Na Ásia, a partir da década de 1970, impulsionado principalmente pelo modelo de INDUSTRIALIZAÇÃO JAPONÊS, um grupo de países autônomos e de províncias passou por um grande processo de MODERNIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO. O objetivo principal desse processo era abastecer O MERCADO EXTERNO nos MOLDES LIBERAIS, ou seja, baseados na competitividade e na LIVRE INICIATIVA. Na década de 1980, esse grupo de países apresentava grande desenvolvimento INDUSTRIAL com elevados índices de produtividade e ampliava seus mercados consumidores com tanta FEROCIDADE que ficou conhecido como TIGRES ASIÁTICOS

c) Apesar de seu pequeno território, o PIB DE CINGAPURA é equivalente ao de países com área territorial muito maior, como Finlândia e Chile. Em 2010, a taxa de A TAXA DE CRESCIMENTO DO SEU PIB foi de 14,8%, superando a da China, que, no mesmo período, atingiu 10,4%

d) Em 2013, ocupava a 9ª. posição no ranking do ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH ficando na frente de países considerados desenvolvidos, como REINO UNIDO (9º) E PORTUGAL(41º).

e) Nesse mesmo ano, A RENDA PER CAPITAFOI 72.371,00, superior à de países como Japão, Alemanha e França. Seu principal parceiro comercial é A MALÁSIA, cuja proximidade facilita o estabelecimento de relações. Outros parceiros de destaque são HONG KONG, CHINA, JAPÃO, INDONÉSIA E COREIA DO SUL. Fora do continente asiático, Cingapura mantém comércio significativo ESTADOS UNIDOS.

HONG KONG

5) Cite as características gerais de Hong Kong.

LOCALIZADA  NA  COSTA  SUL  DA  CHINA,  HONG  KONG  OCUPA A PENÍNSULA DE KOWLOON E CONTA COM MAIS DE 260 ILHAS, SENDO A PRINCIPAL A QUE DÁ NOME A TODA A REGIÃO.

COM POPULAÇÃO DE MAIS DE 7 MILHÕES DE HABITANTES E DIMENSÃO TERRITORIAL DE POUCO MAIS DE 1 000 KM²;

APRESENTA UMA DAS MAIORES DENSIDADES DEMOGRÁFICAS DO MUNDO, COM MAIS DE 6 521 HABITANTES KM²;

EM 2013, O IDH DE HONG KONG SUPERAVA O DE PAÍSES TRADICIONALMENTE DESENVOLVIDOS.

6. Por que Hong Kong se tornou uma das cidades mais verticalizadas do planeta?

DEVIDO AO SEU PEQUENO TERRITÓRIO E GRANDE POPULAÇÃO HONG KONG SE TORNOU UMA DAS CIDADES MAIS VERTICALIZADAS DO PLANETA.
7. por que ocorreu a Guerra do Ópio?

ENTRE 1839 E 1842, OCORREU A CHAMADA GUERRA DO ÓPIO, ENVOLVENDO O REINO UNIDO E A CHINA. POR QUE OS  BRITÂNICOS(INGLESES) VENDIAM ÓPIO NA ILHA DE HONG KONG E OS CHINESES PROIBIRAM ESSE COMÉRCIO E O POR ISSO DECLARARAM GUERRA À CHINA.

8. O que ocorreu com Hong Kong após a Guerra do Ópio?


9. Leia os textos abaixo e complete os espaços de forma correta.

a) A China saiu derrotada do conflito e perdeu a soberania sobre a ILHA DE HONG KONG. Por meio de negociações, entre elas o ARRENDAMENTO, os britânicos estenderam seus domínios para a Península de KOWLOON E OUTRA ILHAS PRÓXIMAS. EM 1898, FOI FIRMADO ACORDO QUE PREVIA A DEVOLUÇÃO DE HONG KONG À CHINA 99 ANOS DEPOIS.

b) Entre as mercadorias exportadas por Hong Kong, destacam-se MÁQUINAS E APARELHOS ELÉTRICOS, PRODUTOS TÊXTEIS, CALÇADOS, RELÓGIOS, BRINQUEDOS, PLÁSTICOS, PEDRAS PRECIOSAS E MATERIAIS IMPRESSOS. Seus principais compradores são CHINA ESTADOS UNIDOS E JAPÃO
c) Em virtude de sua dimensão territorial HONG KONG,é dependente DE MATÉRIA-PRIMA E DE PRODUTOS semitransformados como alimentos e petróleo. Este, além de ser utilizado na economia local, é REEXPORTADO APÓS PASSAR POR PROCESSO DE BENEFICIAMENTO, como o refino. Os principais fornecedores de produtos para Hong Kong são CHINA, JAPÃO, TAIWAN E ESTADOS UNIDOS.

TAIWAN

10.Em relação a Taiwan, responda:

a) Onde está localizada? Qual seu outro nome?

LOCALIZADA NO OCEANO PACÍFICO, AO SUDESTE DA CHINA. É CHAMADA DE FORMOSA

b) O que ocorreu após a vitória comunista de revolução de 1949?

 DOIS MILHÕES DE CHINESES FUGIRAM PARA TAIWAN, ENTRE ELES OS LÍDERES DO PARTIDO POLÍTICO KUOMINTANG, QUE SE ENCONTRAVAM NO PODER ANTES DA REVOLUÇÃO.

c) O que ocorreu após a adesão da china a ONU em 1971?

A CHINA NÃO RECONHECE A AUTONOMIA DE TAIWAN, QUE CHEGOU A FAZER PARTE DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), MAS TEVE QUE DEIXAR A ONU EM 1971

d) O que fez os Estados Unidos durante seu processo de industrialização.

TAIWAN RECEBEU IMPORTANTE AJUDA FINANCEIRA E TECNOLÓGICA DOS ESTADOS UNIDOS.
  
e) Quais seus principais produtos de exportação?

ENTRE SEUS PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO, ESTÃO:
EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DE ALTA TECNOLOGIA, COMO TELEVISORES E EQUIPAMENTOS FOTOGRÁFICOS, ALÉM DE METAIS E PRODUTOS TÊXTEIS E QUÍMICOS. DESTACA-SE TAMBÉM NA EXPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS E EQUIPAMENTOS MÉDICOS

COREIA DO SUL

11. Em relação a Coreia do Sul, responda:

a) Qual sua localização?

LOCALIZA-SE NA PORÇÃO SUL DA PENÍNSULA DA COREIA, FAZENDO FRONTEIRA COM A COREIA DO NORTE.

b) O que o paralelo provocou entre as duas coreias?

APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, O PARALELO DE 38º N, DELIMITOU A DIVISÃO ENTRE A COREIA DO NORTE E A COREIA DO SUL

c) O que ocorreu no ano de 1950?

EM 1950, UM ANO APÓS A RETIRADA DAS TROPAS ESTADUNIDENSES E SOVIÉTICAS DA REGIÃO, A COREIA DO NORTE INVADIU A COREIA DO SUL, DANDO INÍCIO À GUERRA DA COREIA.
d) Por causa da guerra fria quem apoiou a Coreia do Sul e a Coreia do Norte?
ERA O PERÍODO DA GUERRA FRIA E OS NORTE-COREANOS ACABARAM SENDO APOIADOS MILITARMENTE PELA CHINA, ENTÃO ALIADA DA UNIÃO SOVIÉTICA.
A COREIA DO SUL, RECEBEU AJUDA DOS ESTADOS UNIDOS E DE OUTROS PAÍSES CAPITALISTAS, EM UMA AÇÃO COORDENADA PELA ONU.

e) O que ocorreu em 27 de Julho de 1953? Quais suas principais consequências?

FOI  ASSINADO  UM  ARMISTÍCIO, O QUAL ASSEGUROU TRÉGUA NO CONFLITO. A DIVISÃO ENTRE AS COREIAS, NO ENTANTO, PERMANECE ATÉ OS DIAS ATUAIS, ESTANDO A FAIXA DE FRONTEIRA ENTRE ELAS DESMILITARIZADA.

f) Explique ARMISTICIO.

DO LATIM ARMISTITIUM, UM ARMISTÍCIO CONSISTE NA SUSPENSÃO DE HOSTILIDADES (COMBATES) QUE SE PACTUA ENTRE EXÉRCITOS EM CONFLITO (PERÍODO DE GUERRA). O ARMISTÍCIO IMPLICA  EM CESSAR-FOGO, MAS NÃO NECESSARIAMENTE A ASSINATURA DE UM TRATADO DE PAZ.

12. Após o armistício a Coreia do Sul iniciou seu processo de industrialização, qual sua principal característica?

SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA FOI BASEAR-SE NA SUBSTITUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES, OU SEJA, PRODUTOS QUE ANTES ERAM COMPRADOS DE OUTROS PAÍSES PASSARAM A SER PRODUZIDOS INTERNAMENTE NO PAÍS.

13. A partir do final da década de 1960, e devido ao projeto de industrialização, a Coreia do Sul passou a objetivar a conquista de mercados externos, voltando-se para as exportações, por isso o governo promoveu algumas ações. Sendo assim, cite a principais ações governamentais para aumentar a modernização e a competitividade dos seus produtos?

OS INVESTIMENTOS FEITOS NO SETOR EDUCACIONAL, QUE PROMOVEU A CAPACITAÇÃO DA MÃO DE OBRA, O QUE FEZ COM QUE NOVAS TECNOLOGIAS, A MAIORIA CRIADA EM PAÍSES DESENVOLVIDOS, FOSSEM DOMINADAS POR PESQUISADORES SUL-COREANOS

14. Quais são os principais produtos exportados pela Coreia do Sul?
PRINCIPAIS PRODUTOS: SEMICONDUTORES,  EQUIPAMENTOS  PARA  TELECOMUNICAÇÃO  SEM  FIO,  AUTOMÓVEIS,  COMPUTADORES,  AÇO,  NAVIOS  E  PRODUTOS  QUÍMICOS.

15. Quais são os principais compradores dos produtos da Coreia do Sul?

PRINCIPAIS COMPRADORES SÃO A CHINA E O JAPÃO.







.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

9º ANO ROTEIRO QUESTÕES CAP. 11