terça-feira, 14 de novembro de 2017

9º ANO ROTEIRO QUESTÕES CAP. 11


1. Como era o trabalho nas antigas manufaturas?
O trabalho também era feito por meio da força humana, porém com uma diferença básica em relação à produção artesanal: não era apenas uma pessoa a responsável por todas as etapas do processo produtivo, mas, sim, diversos trabalhadores, reunidos em um lugar. Cada um atuava em uma parte da produção, de preferência naquela em que era especializado ou se saía melhor.

2. O que ocorreu com as unidade manufatureira com a divisão do trabalho?
A produtividade aumentou ainda mais, e os produtos, por consequência, tornaram-se mais baratos.

3. Quais era os problemas trabalhistas nas manufaturas?
Eram graves, uma vez que os empregados, na ausência de uma legislação que os contemplasse, viam-se condicionados a cumprir jornadas de trabalho que chegavam a 14 horas de duração ou até mais, em condições precárias de higiene e segurança, além dos baixos salários.

4. O que ocorreu no  fim  do  século  XVIII  na  Inglaterra?
Iniciuo o  desenvolvimento  de  máquinas  que  funcionavam por meio de energia térmica, que se originava do vapor e de fontes energéticas fósseis, como o carvão ou o gás mineral, ou seja, a Revolução  Industrial,  impulsionando  ainda  mais  o  processo produtivo.

5. Em relação ao trabalho, qual a grande mudança ocorrida com a chegada das máquinas da revolução industrial?
Pela primeira vez, o trabalho humano não dependia estritamente das condições atmosféricas e de capacidade física, pois as máquinas em uma indústria podem fazer trabalhos bem mais pesados, funcionando ininterruptamente, tanto na chuva quanto no sol, de dia ou à noite.

6. Em relação ao processo produtivo, o que ocorreu com o aumento do uso das máquinas?
As máquinas ampliaram e deram mais agilidade ao processo produtivo, o que novamente refletiu nos preços de muitos produtos, os quais, em geral, passaram a ser cada vez mais acessíveis, visto que a obtenção de matérias-primas e a produtividade foram consideravelmente aumentadas.

7. Como era a produção na industria antes e depois do desenvolvimento da energia elétrica?
No fim do século XIX com o surgimento da energia elétrica, houve um segundo impulso para a Revolução Industrial. Isso porque, antes da eletricidade, as indústrias dependiam muito de sua proximidade às fontes de carvão, sendo praticamente restritas às regiões carvoeiras. Com a eletricidade, isso mudou, e as indústrias passaram a ter maior liberdade de localização, porque a água é um recurso muito mais abundante e facilmente encontrado que o carvão.

8. Quais os avanços tecnológicos  ocorridos com as guerras ocorridas durante o século XX ?
Impulsionaram  avanços tecnológicos nas áreas de eletricidade e eletrônica.
Invenção do avião, diminuindo o tempo das viagens e facilitando o acesso a lugares remotos;
Desenvolvimento das  tecnologias  de  comunicação;
A difusão da energia elétrica provocou o surgimento do telégrafo do  rádio que  possibilitaram a troca de informações, de forma quase instantânea,  entre  lugares  longínquos  ou  mesmo  entre continentes.

9. Cite o principal avanço tecnológico atualmente.
Desenvolvimento da informática dar novo impulso aos processos industriais, causando grandes impactos na organização socioeconômica. O computador popularizou-se  e  tornou  obsoleto  o  uso  de  vários  aparelhos,  desde  a  máquina  de  escrever  até  o telex,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

9º ANO ROTEIRO QUESTÕES CAP. 11